top of page

FRANQUIA

Cuidados antes da contratação

Sempre que uma pessoa visa adentrar à seara comercial, se tornando um empresário, deve estar ciente dos riscos e desafios que estarão a sua frente, e, no ambiente complexo e no mundo do empreendedorismo imprescindível que esta decisão seja precedida por uma análise profissional séria e por especialistas ou empresas competentes, conhecedoras do sistema e das leis.

Não há espaço para amadorismo ou devaneios, é preciso estar consciente que é um terreno duro e cruel, mas, desde que bem orientado e estudado é também a oportunidade para se atingir o sucesso e a tão sonhada independência financeira.

A verdade é uma só, o lucro é o objetivo primordial de qualquer empresário. Ninguém visa se aventurar no mercado por amor somente, o lucro é sempre o objetivo máximo.

Porém, o lucro somente se apresenta mediante o desempenho de uma atividade coesa e profissional, onde o preparo levará até o sucesso. E este muitas vezes pode ser alcançado de forma mais rápida, mediante o prévio conhecimento de informações e sistemas que já vêm agregando notoriedade e padronização no mercado.

A franquia é a modalidade que agrega exatamente tais características, onde o interessado, por um custo respectivo, contrata com uma empresa – Franqueadora – a fim de receber toda a sistematização, organização, padronização e informações já adquiridas e conquistadas por esta.

Com este respaldo o futuro Franqueado passa a ter condições de atingir o sonho do sucesso e do lucro mediante a utilização de uma fórmula já testada e se utilizando de uma marca reconhecida e aceita no mercado, o que demoraria anos se partisse do zero por meio do seu negócio próprio.

A opção pela aquisição de uma franquia é somente o primeiro e mais fácil passo. O segundo, sendo os atos preparativos para a escolha da franquia e sua viabilidade, determinará se o futuro franqueado está ciente de suas responsabilidades e preparado para o mercado, pois terá que fazer o devido estudo do campo mercadológico e análise de documentos e pesquisas de procedência.

É exatamente nesta fase de análise de documentos que a figura de um escritório especialista é essencial para uma decisão futura, o qual poderá lhe apresentar informações basilares para a assinatura ou não do contrato perante a franquia escolhida.

Assim, antes da assinatura é imprescindível alguns cuidados:

 

1 – Análise da Circular de Oferta segundo a Lei 8.955/94 (Lei de Franchising);

 

2 – Verificar se a franquia possui o selo da ABF – Associação Brasileira de Franchising;

 

3 – Pesquisa cadastral da franquia perante os órgãos públicos;

 

4 – Verificar a situação da marca perante o INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial;

 

5 – Análise da situação dos franqueados já em atividade;

 

6 – Análise minuciosa das cláusulas do pré-contrato e do contrato de franquia;

 

7 – Estudo do perfil do franqueador;

 

8 – Auxilio jurídico e especializado quando da entrevista com o franqueado;

 

9 – Viabilidade Financeira;

 

10 – Pesquisa de mercado onde já existem franqueados.

 

Antes de investir um valor significativo na aquisição da franquia, entenda que o investimento deve começar antes disso, com os cuidados e análises que lhe assegurarão a escolha certa e segura, podendo adentrar no mercado exercendo uma atividade com potencial de atingir o lucro e o sucesso tão esperado.

 

Dr Diego Maldonado Prado – sócio QMR Advogados

 

bottom of page